sexta-feira, maio 04, 2012

História Antiga da Póvoa

Vencer o Mar, Ganhar a Terra de Sandra Araújo de Amorim, é provavelmente o melhor livro sobre a história da Póvoa de Varzim, uma lufada de conhecimento e qualidade académica que não existia até então na Póvoa.

É concerteza a biblia da Póvoa para a época que estuda. Contrasta bastante com a obra enfadonha e paroquial de "A Póvoa Antiga" de Manuel Amorim e outros, que tem sido erradamente venerada pela câmara e na verdade pouco contribuiu para a história local.

A ignorancia contudo tem vindo a dar lugar ao conhecimento. E mais informação tem vindo a ser posta a público que não é coberta por esta obra:  nomeadamente ao período entre a fundação do Condado Portucalense ao Foral de 1308, onde a história local mais uma vez prova mesmo ser de importância nacional num país onde se acreditava que não existiam grandes tradições feudais.

Outro facto interessante tem a ver com as divindades adoras na região antes do cristianismo: Cosus era o deus único adorado na região castreja onde se situa a Póvoa. Estudos da Universidade de Alicante demonstram que Cosus era equivalente castrejo do Deus Marte. Por coincidência ou não, o deus romano aparece na ara-votiva guardada no Museu Municipal.

Sem comentários: